Marketplaces: saiba quais são as vantagens e desvantagens de vender através deles.

Os marketplaces são muito comuns hoje em dia. Que o termo vem do inglês e significa market, mercado e place, lugar quase todo mundo já sabe. São empresas e pessoas reunidas em um mesmo lugar para realizar trocas, compras e vendas.

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Principais Marketplaces do Brasil

Nesse conteúdo, iremos discutir as vantagens e desvantagens de vender através deles, na visão dos próprios lojistas.

Dentre as vantagens de vender no marketplace, podemos considerar:

Maior alcance no público-alvo:

Uma vez que o consumidor tem grande acesso à marca ou aos produtos, há um maior alcance no público-alvo determinado.

Custo por Aquisição (CPA) definido:

A porcentagem da venda que deve ser passada para o marketplace é sempre fixa, não importa o valor.

Maior força para divulgação da loja:

Torna a loja mais conhecida ao aparecer o nome no portal, uma vez que alguns consumidores optam por comprar do próprio site (captação de clientes sem custo) e, além disso, há um aumento das vendas através das campanhas oferecidas por eles.

Integração com sistemas diversos:

A integração com sistemas diversos facilita na hora de transacionar os pedidos e captar novos clientes.

Considerando as desvantagens:

Falta de categoria para produtos:

Quando o assunto é marketplace, não há muitas opções de categoria de produtos, há apenas modelos não abrangentes e gerais.

Comissão alta e falta de negociações:

Mesmo que o CPA seja definido, a comissão para cada venda é grande, além disso, o contrato é desproporcional e não há margem para negociações.

Falta de contato com o cliente e maior exposição a processos jurídicos de pequenas causas:

Quando o assunto é marketplace, há sempre um intermediário nas tratativas que atrapalha e pode levar a processos jurídicos de pequenas causas.

Tempo de cadastro de novos produtos:

O prazo para aprovação do cadastro de novos produtos é extenso e acaba prejudicando na inserção e no início de novas vendas.

Grande concorrência:

A grande quantidade de vendedores aumenta concorrência e o poder de barganha dos clientes. O marketplace, também pode tornar-se um concorrente se descobrir que o nicho que você está trabalhando é bom e passar a vender direto.

Dependência exclusiva arriscada:

A qualquer momento o marketplace pode cortar a loja, seja com justificativa ou não, tornando a dependência exclusiva muito arriscada.

Diferentes regras:

Cada marketplace tem seu portal e suas regras, como atualizações de status e respostas de atendimento. Você terá que se adaptar aos processos de cada um para não ser punido.

Esses são alguns pontos colocados pelos lojistas, mas os marketplaces hoje são um dos principais canais de venda, que beneficia não apenas os varejistas, mas também representantes, distribuidores e muitos outros.

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