Dicas para o Black Friday

Todo mundo sabe que o Black Friday é um dos eventos mais esperados do ano pelos lojistas. Seu faturamento em 2015 foi de R$ 1,6 bilhões e já vende mais que outras datas importantes, como o dia das mães e dia dos namorados. Segundo uma pesquisa elaborada pelo Google, o evento só cresce e engloba cada vez mais o público brasileiro.

vendas-em-relacao-a-outras-datasImagem 1 – Fatores mais considerados durante o Black Friday.
Fonte: Exame online, 2016.

motivos-de-compra-pngImagem 2 – Motivos de compra no Black Friday
Fonte: Exame online, 2016

 

Para os lojistas, o evento precisa ser planejado e organizado de maneira a evitar erros e prejuízos. Cada empresa elabora suas estratégias de acordo com seus objetivos e metas, mas é preciso tomar cuidado com alguns pontos relevantes que podem aumentar sua rentabilidade ou causar despesas durante o período.

A ABLEC preparou 04 dicas baseada nas experiências dos nossos lojistas associados para que tudo ocorra conforme o planejado.

dicas

 

 

  • CONHEÇA O SEU FORNECEDOR:

Para não ficar pra trás em questão de prazos de entrega, valores estipulados e quantidade de produtos, é muito importante conhecer o seu fornecedor e sustentar uma relação formal desde o início. O combinado entre ambos deve manter-se até o final evitando que o lojista fique no prejuízo por não ter mercadoria suficiente ou por não obter lucro em cima do preço de custo.

  • TENHA UMA EQUIPE EXTRA:

É importante preparar uma equipe para suprir a grande demanda do Black Friday, em termos de atendimento, estoque e compras. Esses funcionários podem ser contratados apenas para o período ou fazer parte da própria equipe da empresa, revezando em turnos ou trocando por dias de folga depois. Vale lembrar que é importante estabelecer as horas trabalhadas de cada um e até mesmo o valor extra.

  • OBTENHA A CONFIANÇA DO CONSUMIDOR:

Para evitar as possíveis reclamações dos clientes e fidelizá-los, é essencial garantir os preços anunciados no site, o prazo de entrega e o cuidado com os produtos. Dessa maneira, os consumidores irão obter confiança na loja e reconhecê-la futuramente como primeira opção de compra.

  • PLANEJE SEU ESTOQUE:

Pesquise sistemas mais modernos que possa facilitar na hora de conferir ou selecionar os produtos. O estoque virtual, por exemplo, pode facilitar na contagem os produtos. Seja cauteloso quando adquirir produtos dos fornecedores, para não ficar sem durante o resto do ano e, o mais importante, verifique quais são os mais vendidos e tenha sempre um estoque planejado para não haver excesso ou falta deles.

 

Mesmo considerando o Black Friday uma das datas mais importantes para vendas do ano, vale lembrar que é importante continuar investindo para atingir cada vez mais os consumidores e aumentar a rentabilidade.

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