Comportamento do consumidor no mobile

No dia 21 de Março aconteceu em São Paulo a Conferência Content e Mobile Marketing 2017. O evento reuniu os mais renomados  profissionais do mercado e realizou palestras e debates  sobre diversos temas do setor.

Um dos temas discutidos no evento foi o comportamento de compra do consumidor no Mobile. Para conhecer um pouco mais sobre o tema foi elaborada uma pesquisa inédita com 1.166 pessoas em todo Brasil, que efetuaram compras via smartphone ou tablet nos últimos 12 meses, o levantamento foi realizado entre os dias 2 e 12 de março de 2017.

Para os entrevistados a praticidade e agilidade foram pontos positivos de realizar compras pelo smartphone ou tablet, para 81% e 71% dos entrevistados respectivamente. Quanto à quantidade de compras realizadas nos últimos 12 meses, 14% fizeram somente uma compra, enquanto que 56% fizeram entre duas e cinco compras e 30% fizeram seis ou mais. Outro ponto analisado foi a forma de pagamento, as opções foram bastante amplas e  o mais utilizado foi o boleto bancário, por 31% das pessoas, seguido por 27% que preferiram o cartão de crédito parcelado sem juros e 20% o cartão de crédito à vista.

Estas compras acontecem  através de aplicativos (apps) e site pelo celular, 18% utilizam apenas aplicativos e 15% apenas pelo site no celular, sendo que, 24% utilizam as duas modalidades. No levantamento foi apurado que  e-mail também é móbile, sendo assim, 33% dos entrevistados abrem todos os emails no celular, enquanto 37% abrem a maioria, 14% cerca da metade dos e-mails , 15% abrem poucos e 2% não abrem nenhum.

Por outro lado um dos pontos negativos e de grande atenção  é  o travamento do App que também é uma  das  causas de desistência de compra para 56% do público, enquanto que 50% desiste se o mesmo estiver lento. Outras reclamações foram apuradas como, por exemplo, o excesso de passos para finalizar a compra, não conseguir visualizar os produtos, a usabilidade, a redução de informação por causa da redução da tela e a falta da opção ‘continuar comprando’.

Essas informações são de extrema importância para aqueles que pretendem ou já estão no E-commerce Mobile. As empresas devem estar atentas a estes pontos que podem ser cruciais para o seu sucesso e aumento no número de vendas, pois problemas como estes impactam diretamente em sua lucratividade e conseqüentemente a sua permanência e destaque no mercado.

 

 

Fonte:  Digitalks e  Opinion Box

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