Como os feriados podem impactar no seu E-commerce?

Mais um feriado chegando e como ficam as vendas e entregas do seu E-commerce? Só no mês de abril tivemos dois feriados que caíram numa sexta-feira, deixando a semana mais curta e a próxima semana já inicia com mais um. Além de “perder” um dia da semana, o perfil do consumidor também muda em época de feriado, as vendas diminuem, como ocorrem aos domingos, ou seja, é como se tivéssemos dois domingos na mesma semana o que faz com que o faturamento do mês do lojista diminua consideravelmente, exceto datas comemorativas como dia das mães, que pode alavancar as vendas de flores por exemplo.

feriados-imagem

Como citamos inicialmente e segundo o professor de marketing Digital André Miceli, o comportamento do comprador muda visivelmente, pois nos feriados ele passa menos tempo conectado, ao contrário do que ocorre durante a semana, quando as compras acontecem no horário de almoço ou no final da tarde, durante o expediente de trabalho.

Alguns lojistas, com o objetivo de aumentar as vendas diminuem os seus preços, mas essa não é uma boa estratégia, a melhor solução ainda é o planejamento dos feriados, analisar qual deles você deve focar para alavancá-las. Lembrando que seu e-commerce deve estar preparado para a demanda do feriado e, como o professor ainda sugere, uma estratégia diferente: aumentar os anúncios no mobile e estimular o acesso aos aplicativos, maneiras de alavancar o produto sem gastar dinheiro e sem concorrer com os itens relacionados ao feriado.

Para os transportadores, segundo o Rafael Mendes da ASAPLog  os  feriados podem ser ruins, mas alguns podem ser bons, por exemplo, quando caem em época de baixa demanda é possível consolidar mais as mercadorias e operar mais próximo da capacidade da empresa, a taxa de produtividade aumenta, porém quando caem em datas comemorativas podem acabar criando verdadeiros gargalos no HUB (recebimento de veículos interestaduais, roteirizações e carregamento dos veículos de entrega municipal), rotas de entrega e no SAC.

O HUB trabalha com janelas de coletas e entregas, organizando os recebimentos e expedições. O espaço físico e a mão de obra são balanceados de forma a diluírem grandes picos e conseqüentemente, custos. Porém com feriados em datas comemorativas o aumento da demanda sazonal pode desbalancear a operação.

Nas rotas de entrega a empresa já conhece a capacidade diária por veículo e, além disso, conta com um sistema de TMS – Transportation Management System que as roteiriza de forma eficaz. Em outras palavras, busca entregar em menor tempo e distância percorrida, porém, nos feriados com datas comemorativas, muitas vezes os volumes ultrapassam a capacidade operacional das rotas, nestes casos trabalha-se com prazo ou contratação de veículos terceiros e o atendimento recebe um número mais elevado de contato multicanal de cliente final buscando rastreamento.

Compartilhe